Escolhi a data de hoje para o meu primeiro post, o Dia da Terra.
Há 40 anos atrás, um senador norte-americano, Gaylord Nelson, convocou o primeiro protesto nacional contra a poluição. Esta data desde então ficou conhecida como Dia da Terra, e diversos países hoje em dia comemoram. Ver mais em National Geographic Channel.
Mas será que o dia de hoje merece algum tipo de comemoração? Supondo que o planeta Terra pudesse escolher, será que ele escolheria comemorar? Não sei qual seria a resposta do planeta, mas a minha é que hoje ele não teria lá muitos motivos para festa...
O que vejo é um planeta poluído, doente, sendo cada dia mais penalizado pelo modelo de sociedade que a humanidade escolheu. A população mundial cresce absurdamente, trazendo ainda mais problemas. Os recursos naturais, as florestas, rios, oceanos, geleiras e demais ambientes naturais vão sendo tomados e destruídos pela voracidade do modelo socioeconômico vigente e o resto da história já se conhece: mais pobreza, fome, degradações ambientais, aquecimento global, desigualdades sociais, guerras, secas, crise de alimentos,etc.
Nosso planeta Terra, que deveria se chamar Água, tem-se mostrado bastante forte ao resistir a tantos problemas. Mas será que ele resistirá para sempre? Acredito que o planeta resistirá, a sociedade como hoje conhecemos é que não sobreviverá.
Acredito também que chegará um dia em que a espécie humana não será mais considerada superior frente as demais espécies. Eu mesma já não acredito nesta superioridade! Aliás, superior pra mim só Deus/Universo. E o tempo. O tempo é o Grande Senhor.
Pois bem, reflexões à parte, hoje é dia de comemoração. Dia de celebrarmos a Mãe Natureza e toda sua biodiversidade. Dia da Terra, do planeta em que vivemos e que, portanto, também é nosso dia. Eu, que pretendo com esse blog contribuir, mesmo que pouco, com a discussão de uma nova possibilidade de sociedade, onde humanidade e natureza sejam integradas por relações saudáveis e sustentáveis. A nós, humanidade, cabe a reflexão sobre nossa contribuição à manutenção da vida do planeta, desde nossos atos mais corriqueiros até nossas ações práticas de combate a degradação socioambiental. Ao planeta, cabe seguir em sua viagem cósmica pela nossa galáxia e abrigar a imensidão de vida, enquanto assim for.
Somos meros grãos de poeira cósmica. Somos seres humanos capazes de pensar e, portanto, modificar. Somos o que escolhemos ser.
Somos quem podemos ser...
ResponderExcluirSonhos que podemos ter...
-Engenheiros-
adorei o blog baldez...
ResponderExcluirParabens!!!!
vou ficar de butuca por aki pra ver as novidades ...
hauhauahauhauha
bjs